News

ProNatura na Semana do Clima de Nova Iorque com Estado de Mato Grosso e Morgan Stanley

Na foto acima em Nova Iorque da esquerda para direita, Andrea Fedrigo do Banco Morgan Stanley, Richard Smith, do Instituto PCI, Mauren Lazzaretti, Secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA -MT), Yuhau Lin do Banco Morgan Stanley, Otaviano Pivetta, vice-governador do Estado de Mato Grosso, Rita Chiletto, Coordenadora de Assuntos Internacionais da Casa Civil-MT, Marcelo de Andrade e José Rozinei da Silva do time do Pronatura International

Na semana do Clima de Nova Iorque entre os dias 17 a 22 de setembro, 2023, a Pronatura International se reuniu com delegação do estado de Mato Grosso, incluindo o vice-governandor do estado, Otaviano Pivetta, Richard Smith, presidente do Instituto Produzir, Conservar, Incluir e Rita Chiletto, responsável pela agenda de assuntos internacionais dentro da administração pública do estado de Mato Grosso.

O Presidente do Pronatura US, Jose Rozinei da Silva, viabilizou o encontrou para fomentar discussões sobre finanças sustentáveis e descarbonização em linha com o plano do estado de Mato Grosso de se tornar carbono neutro em 2035.

Marcelo de Andrade, fundador e Chairman do Pronatura Internacional, recebeu este ano titulo de embaixador do Estado de Mato Grosso para frente de reputação internacional e líder em Economia Verde, e tem como sério compromisso perante ao governo do estado de Mato Grosso a promoção de agendas entre os executivos do estado e o mercado de capitais internacional.

Pronatura assina Memorando de Entendimentos com Estado de Mato Grosso e Laconic

Na Semana do Clima de Nova Iorque, a Pronatura International assinanou um memorando de entendimento estratégico com o Estado de Mato Grosso e Laconic, parceiro de inteligência ambiental do PNI, a formalização visa ajudar o estado de Mato Grosso a cumprir as metas do seu compromisso #NetZero 2035.

Com a Plataforma de Valor Compartilhado (SVP) da PNI e a tecnologia de inteligência ambiental da LACONIC, a verdadeira equidade social e de dados pode ser alcançada. Pela primeira vez, todas as partes interessadas, grandes ou pequenas, podem receber fundos para a gestão da terra.

Artigo completo aqui

“One Million Years of Joy” Podcast com a speaker Andreea Vanacker, Ph.D.

 

Em Junho, 2023, Marcelo de Andrade, Presidente do Pro Natura International, participou do podcast “One Million Years of Joy” com a speaker Andreea Dutescu Vanacker, Ph.D.

E contou um pouco sobre a sua trajetória e amor pela natureza e exploração! Vale muito a pena conferir.

Clique aqui e assista

I Fórum Internacional Amigos da Amazônia

Pro Natura International participou do I Fórum Internacional Amigos da Amazônia, na Ilha da Madeira em Portugal em julho/2023

O eventou contou com oficiais do governo, organizações internacionais, líderes indígenas, atores para pensar e repensar a nossa Amazônia. 

” Acreditamos muito no trabalho colaborativo e para nós é uma grande honra participar desse momento de partilha e amor à floresta.” 

                           Marcelo Carvalho de Andrade, Chairman Pronatura

 

Laconic Global, empresa de inteligência ambiental assina parceria estratégica com Pronatura International para projetos de Descarbonização

Em maio/2023, ProNatura International e a Laconic, provedora líder global de serviços de Inteligência Ambiental e soluções de crescimento sustentável, firmaram parceria estratégica que envolve análise, recursos e financiamentos para programas globais multidécadas de Inteligência Ambiental, Agricultura Regenerativa e Monetização do Capital Natural. 

O primeiro estado escolhido foi o Mato Grosso que já tem o maior programa de descarbonização em andamento do Brasil e o nosso compromisso é neutralizar as emissões de gases do efeito estufa até 2035. Neste planejamento, a PNI implementará a Plataforma de Valor Compartilhado (SVP), plataforma operacional, financeira, premiada e reconhecida mundialmente que impulsiona o desenvolvimento econômico sustentável.

Veja o que diz Marcelo de Andrade, Presidente do Pro Natura International sobre essa parceria: “Estou muito satisfeito por fazer parceria com a Laconic, que tem ideias semelhantes e oferece o pacote completo de inteligência ambiental usando a mais recente tecnologia de IA para monitorar e medir o cenário ambiental, bem como oferecer o entendimento financeiro de monetização do carbono de ativos de capital natural. Nunca vi uma empresa prestar todos esses serviços sob um mesmo teto”, conclui Marcelo.

Toda equipe Pro Natura International está imensamente feliz com essa parceria que irá beneficiar toda a sociedade e, como sempre falamos: estamos juntos!

Pro Natura International e a Laconic, provedora líder global de serviços de Inteligência Ambiental e soluções de crescimento sustentável, firmaram parceria estratégica que envolve análise, recursos e financiamentos para programas globais multidécadas de Inteligência Ambiental, Agricultura Regenerativa e Monetização do Capital Natural. 

↪️ O primeiro estado escolhido foi o Mato Grosso que já tem o maior programa de descarbonização em andamento do Brasil e o nosso compromisso é neutralizar as emissões de gases do efeito estufa até 2035. Neste planejamento, a PNI implementará a Plataforma de Valor Compartilhado (SVP), plataforma operacional, financeira, premiada e reconhecida mundialmente que impulsiona o desenvolvimento econômico sustentável.

Veja o que diz Marcelo de Andrade, Presidente do Pro Natura International sobre essa parceria: “Estou muito satisfeito por fazer parceria com a Laconic, que tem ideias semelhantes e oferece o pacote completo de inteligência ambiental usando a mais recente tecnologia de IA para monitorar e medir o cenário ambiental, bem como oferecer o entendimento financeiro de monetização do carbono de ativos de capital natural. Nunca vi uma empresa prestar todos esses serviços sob um mesmo teto”, conclui Marcelo.

Toda equipe Pro Natura International está imensamente feliz com essa parceria que irá beneficiar toda a sociedade e, como sempre falamos: estamos juntos!

Missão Saúde - Marajó

Carta de Agradecimento

A Missão Saúde Marajó foi planejada a muitas mãos e mentes. O Pro Natura começou a tecer a rede e a governança do projeto com a Secretaria de Saúde de Curralinho, a Secretaria de Educação, a StartUp UXMed, a empresa VV, responsável pelo treinamento e organização de médicos voluntários, e a organização Anjos Digitais em colaboração com a Telebras, com enfoque na inclusão e literacia digital. A partir destes parceiros implementadores muitas outras relevantes organizações fortaleceram a rede e estávamos prontos para ir ao território com um triplo objetivo: i) o atendimento por profissionais da saúde impactando uma região com mais de 1.500 famílias ribeirinhas no Rio Canaticu, ii) a pesquisa para compreensão do contexto amazônico na busca de soluções para a saúde de famílias ribeirinhas; e iii) educação e prevenção para o auto-cuidado.

Com a clareza da implementação da uma operação complexa, convidamos para ser embaixadora da Missão Saúde a grande cantora paraense Fafá de Belém. A cultura, a forma de falar, as canções locais, foram estratégias essenciais para pedirmos licença, para nos apresentarmos, permearmos e informarmos as comunidades com antecedência a chegada da Missão Saúde. Inauguramos esta apresentação através de um clip gravado com cantores de Curralinho e a cantora Fafá de Belém com a música “Este Rio é minha Rua”.

Após quase um ano de trabalho e planejamento em parceria com a Secretaria de Saúde de Curralinho, Secretaria de Educação e uma rede forte de parceiros, a Missão Saúde aconteceu entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro de 2021 e cumpriu todos os seus objetivos.

Graças à estrutura da UBS Fluvial (Unidade Básica de Saúde) foi possível o deslocamento dos profissionais de saúde para 4 escolas no interior do município de Curralinho: Aramaquiri, Massaranduba, Calheira e Ponta Alegre.

As escolas rurais são ambientes seguros, que apresentam a habilidade de absorver e multiplicar conhecimento de acordo com a cultura e modo de viver local. Por isto, com o apoio da Secretaria de Educação de Curralinho e toda a comunidade escolar, a Missão Saúde também aconteceu dentro destas escolas. E as salas de aula, que não estavam sendo usadas por conta da suspensão das atividades escolares devido ao Covid, transformaram-se em consultórios médicos, em salas de vacinação e locais de palestras sobre saúde emocional, saúde sexual, cuidados com a água e outras práticas de prevenção à saúde, para formação dos professores e dos agentes de saúde.

No contexto de educação e prevenção, criamos três ações em campo: i) junto com voluntários do Pro Natura e professores locais elaboramos a Cartilha Educativa sobre prevenção de doenças diarreicas, ainda uma das principais causas de mortalidade infantil; ii) em parceria com a UXMed, e a voz da embaixadora Fafá de Belém as “Pílulas de Saúde”. Estas pílulas foram criadas através de uma linguagem local e divertida com dicas importantes sobre prevenção e saúde, sendo divulgadas na rádio comunitária São João, o meio de comunicação de maior abrangência nas comunidades ribeirinhas de Curralinho; iii) a saúde emocional e a identidade marajoara também mereceu destaque. Em parceria com os coordenadores pedagógicos das 4 escolas foi realizado o concurso de fotos e poesias para estudantes do sétimo e oitavo ano com o seguinte tema: “O que eu mais amo em minha vida no Marajó”.

O atendimento da equipe de saúde local, dos médicos voluntários, dos palestrantes e educadores para prevenção e saúde, foi incansável. Mesmo em um ambiente de calor úmido amazônico, da logística feita através dos rios, de um número elevado de pacientes e outros desafios comuns a uma grande operação em um contexto amazônico, atingimos todos os nossos objetivos.

Nunca na história do município de Curralinho houve um atendimento desta magnitude com a presença de uma equipe formada por membros da secretaria de saúde, médicos e educadores especialistas voluntários.

Aprendemos tanto quando nos relacionamos e atendemos. E reconhecemos que os heróis da saúde e da educação já estão em campo, e são aqueles que mesmo com recursos limitados atendem a população ribeirinha e lá permanecem. Nosso reconhecimento destes grandes exemplos de força, resiliência e perseverança!

O Pro Natura acredita em um desenvolvimento criado por redes inteligentes, a partir da base, com a sabedoria local, e complementa com organizações e pessoas que trazem habilidades essenciais.

O resultado de tudo isto é transformador em todos os aspectos, e o desenvolvimento ou a inclusão não se restringe a região em que julgamos precisar de ajuda, mas também aqueles bravos voluntários e empresas que se disponibilizaram a uma experiência coletiva, dispostos a aprender fazendo, a soltar suas crenças e julgamentos criados a partir de mundos que são diferentes, e ir a campo. Uma Missão que é de todos e para todos.

Fabiane Luisi Turisco
CEO Pro Natura International

HEALTH, EDUCATION & PREVENTION IN THE AMAZON - A MISSION