A Missão Saúde Marajó foi planejada a muitas mãos e mentes. O Pro Natura começou a tecer a rede e a governança do projeto com a Secretaria de Saúde de Curralinho, a Secretaria de Educação, a StartUp UXMed, a empresa VV, responsável pelo treinamento e organização de médicos voluntários, e a organização Anjos Digitais em colaboração com a Telebras, com enfoque na inclusão e literacia digital. A partir destes parceiros implementadores muitas outras relevantes organizações fortaleceram a rede e estávamos prontos para ir ao território com um triplo objetivo: i) o atendimento por profissionais da saúde impactando uma região com mais de 1.500 famílias ribeirinhas no Rio Canaticu, ii) a pesquisa para compreensão do contexto amazônico na busca de soluções para a saúde de famílias ribeirinhas; e iii) educação e prevenção para o auto-cuidado.
Com a clareza da implementação da uma operação complexa, convidamos para ser embaixadora da Missão Saúde a grande cantora paraense Fafá de Belém. A cultura, a forma de falar, as canções locais, foram estratégias essenciais para pedirmos licença, para nos apresentarmos, permearmos e informarmos as comunidades com antecedência a chegada da Missão Saúde. Inauguramos esta apresentação através de um clip gravado com cantores de Curralinho e a cantora Fafá de Belém com a música “Este Rio é minha Rua”.
Após quase um ano de trabalho e planejamento em parceria com a Secretaria de Saúde de Curralinho, Secretaria de Educação e uma rede forte de parceiros, a Missão Saúde aconteceu entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro de 2021 e cumpriu todos os seus objetivos.
Graças à estrutura da UBS Fluvial (Unidade Básica de Saúde) foi possível o deslocamento dos profissionais de saúde para 4 escolas no interior do município de Curralinho: Aramaquiri, Massaranduba, Calheira e Ponta Alegre.
As escolas rurais são ambientes seguros, que apresentam a habilidade de absorver e multiplicar conhecimento de acordo com a cultura e modo de viver local. Por isto, com o apoio da Secretaria de Educação de Curralinho e toda a comunidade escolar, a Missão Saúde também aconteceu dentro destas escolas. E as salas de aula, que não estavam sendo usadas por conta da suspensão das atividades escolares devido ao Covid, transformaram-se em consultórios médicos, em salas de vacinação e locais de palestras sobre saúde emocional, saúde sexual, cuidados com a água e outras práticas de prevenção à saúde, para formação dos professores e dos agentes de saúde.
No contexto de educação e prevenção, criamos três ações em campo: i) junto com voluntários do Pro Natura e professores locais elaboramos a Cartilha Educativa sobre prevenção de doenças diarreicas, ainda uma das principais causas de mortalidade infantil; ii) em parceria com a UXMed, e a voz da embaixadora Fafá de Belém as “Pílulas de Saúde”. Estas pílulas foram criadas através de uma linguagem local e divertida com dicas importantes sobre prevenção e saúde, sendo divulgadas na rádio comunitária São João, o meio de comunicação de maior abrangência nas comunidades ribeirinhas de Curralinho; iii) a saúde emocional e a identidade marajoara também mereceu destaque. Em parceria com os coordenadores pedagógicos das 4 escolas foi realizado o concurso de fotos e poesias para estudantes do sétimo e oitavo ano com o seguinte tema: “O que eu mais amo em minha vida no Marajó”.
O atendimento da equipe de saúde local, dos médicos voluntários, dos palestrantes e educadores para prevenção e saúde, foi incansável. Mesmo em um ambiente de calor úmido amazônico, da logística feita através dos rios, de um número elevado de pacientes e outros desafios comuns a uma grande operação em um contexto amazônico, atingimos todos os nossos objetivos.
Nunca na história do município de Curralinho houve um atendimento desta magnitude com a presença de uma equipe formada por membros da secretaria de saúde, médicos e educadores especialistas voluntários.
Aprendemos tanto quando nos relacionamos e atendemos. E reconhecemos que os heróis da saúde e da educação já estão em campo, e são aqueles que mesmo com recursos limitados atendem a população ribeirinha e lá permanecem. Nosso reconhecimento destes grandes exemplos de força, resiliência e perseverança!
O Pro Natura acredita em um desenvolvimento criado por redes inteligentes, a partir da base, com a sabedoria local, e complementa com organizações e pessoas que trazem habilidades essenciais.
O resultado de tudo isto é transformador em todos os aspectos, e o desenvolvimento ou a inclusão não se restringe a região em que julgamos precisar de ajuda, mas também aqueles bravos voluntários e empresas que se disponibilizaram a uma experiência coletiva, dispostos a aprender fazendo, a soltar suas crenças e julgamentos criados a partir de mundos que são diferentes, e ir a campo. Uma Missão que é de todos e para todos.
Fabiane Luisi Turisco
CEO Pro Natura International